O ouro é um bom investimento?


Com os resultados cada vez mais fracos dos anteriores investimentos populares, como os investimentos em criptomoedas e as acções, e os elevados níveis de inflação que desvalorizam o dinheiro no banco, muitos investidores começaram a perguntar-se onde é que o seu dinheiro está seguro. O interesse em investimentos em ouro está a crescer, mas os novos investidores podem perguntar-se se o ouro é um bom investimento. De seguida, discutiremos porque é que o ouro é um bom investimento e por onde começar.

Há muito que o ouro é considerado um produto de investimento inteligente. Como proteção contra a inflação e uma forma de diversificar a sua carteira, os benefícios do investimento em ouro devem ser considerados por qualquer pessoa que procure uma forma simples e segura de proteger e fazer crescer o seu dinheiro.


Porquê investir em ouro?

Com uma enorme variedade de opções de investimento, porquê investir em ouro? O ouro tem sido um metal precioso altamente valorizado durante a maior parte da história da humanidade. Desde os egípcios, passando pelas primeiras moedas de ouro romanas, até aos dias de hoje, os seres humanos continuam a ter um fascínio pelo metal denso e amarelo.

Um dos principais pontos fortes do ouro é o seu isolamento das tendências de outros mercados. Historicamente, quando a economia global esteve em crise, o ouro manteve-se forte (e até registou ganhos significativos). Por exemplo, o preço do ouro aumentou rapidamente após a crise financeira de 2008/09 e manteve-se elevado mesmo quando as economias começaram a recuperar. Em particular, o ouro obtém normalmente ganhos durante períodos de inflação crescente; quando os investidores vêem que o seu dinheiro está a perder valor, procuram bens mais seguros como o ouro, que provou a sua capacidade de manter o seu valor.

Ao contrário da moeda fiduciária, que pode ser impressa pelos bancos como parte de um programa de flexibilização quantitativa, o ouro é um recurso limitado. O aumento da procura por parte dos mercados emergentes e a utilização do ouro na indústria tecnológica significam que, quando associado à natureza finita do metal, o preço do ouro pode sempre manter-se forte.

Gold Scales


Possuir ouro físico é a melhor forma de gerir o seu investimento. Não existe qualquer risco associado a terceiros e pode decidir onde e durante quanto tempo armazenar o seu ouro antes de o vender, quer tome posse em casa ou utilize um serviço de armazenamento.

Quando decidir vender, pode fazê-lo de forma rápida e simples, recorrendo a negociantes online ou a compradores privados, se assim o desejar.


Vale a pena investir em ouro?

Como investimento, o ouro depende de um aumento de valor para obter rendimentos, em vez do rendimento anual que pode obter de acções ou de um imóvel. Para que o ouro atinja o seu verdadeiro potencial, pode levar tempo, razão pela qual o ouro é considerado um investimento a longo prazo. O ouro tem mostrado um excelente desempenho desde a década de 1970, com um preço por onça que tem tido uma tendência constante para subir, fazendo com que valha bem a pena investir em ouro.


Para um investidor experiente, os lucros podem ser obtidos em períodos de tempo relativamente curtos. A consciência do desempenho do ouro, juntamente com um conhecimento razoável dos assuntos actuais, pode dar aos investidores a capacidade de identificar as melhores oportunidades de quando comprar ou vender o seu ouro.

No entanto, em última análise, o ouro é visto como um bom investimento a longo prazo, protegendo o seu dinheiro ao longo dos anos. Oferece um forte potencial de retorno, com baixo risco, e é a forma perfeita de diversificar o seu portefólio e distribuir a sua sujeição a quaisquer perdas.


O ouro será um bom investimento em 2023?

Com o ouro a atingir máximos históricos, alguns investidores perguntaram-nos se o ouro é um bom investimento em 2023. O ouro ainda está perto dos seus máximos históricos, impulsionado na primavera após a invasão da Ucrânia pela Rússia. O conflito chocante recordou ao mundo que a paz não é uma garantia, mesmo na era moderna, e que as questões geopolíticas que têm vindo a emergir há muitos anos podem ainda ameaçar transformar-se em novos conflitos.

Do ponto de vista económico, as sanções impostas à Rússia ameaçam a economia mundial, apenas um ano após a saída da pandemia. A recessão está agora de novo na ordem do dia para muitos países, enquanto a inflação continua a fazer subir os preços e a provocar uma crise de custo de vida.

A subida das taxas de juro impediu o ouro de atingir novos máximos históricos, mas o cenário económico sugere certamente muitas oportunidades para o ouro subir ainda mais. Leia as nossas previsões do preço do ouro para mais pormenores sobre a razão pela qual o ouro poderá ser um bom investimento em 2023.


Investir em moedas de ouro

O investimento em ouro pode ser feito de várias formas: jóias, barras de ouro, ETFs ou mesmo investimento em empresas mineiras. Todas estas são formas de investir o seu dinheiro em ouro, mas na UE uma das melhores formas de investir em ouro é comprar moedas e barras físicas.

O investimento em moedas de ouro pode proporcionar benefícios fiscais, com bonitos desenhos e patrimónios nacionais que constituem um bónus interessante ao investimento. As moedas internacionais são também uma escolha popular, uma vez que o seu reconhecimento mundial facilita a sua venda. Os países de todo o mundo produzem as suas próprias moedas de ouro para investimento, competindo por uma parte do mercado em crescimento.


Investir em barras de ouro

Outra alternativa popular às moedas de ouro são as barras de ouro. Os desenhos relativamente mais simples e o tamanho unitário maior significam que as barras têm normalmente um premium mais baixo do que as moedas, o que pode tornar o investimento em barras de ouro uma das formas mais rentáveis de investir em ouro. Tal como as moedas, também estão isentas de IVA, o que as torna uma excelente escolha para os grandes investidores que procuram o melhor preço por grama.


Será que devo investir em ouro?

Uma das perguntas mais comuns que nos fazem é " Será que devo investir em ouro? Tal como acontece com qualquer investimento, a decisão sobre onde colocar o seu dinheiro só deve ser tomada após uma análise cuidadosa dos factos. Em InvestirEmOuro, recomendamos que até 10% do seu património líquido seja mantido em ouro. Diversificar o seu portfólio reduz os riscos contra a volatilidade de qualquer mercado e, ao investir em ouro, pode proteger-se contra as flutuações económicas mais amplas e as incertezas que enfraquecem muitos outros tipos de investimentos.

linkedin