FERIADO NACIONAL: Devido ao feriado nacional, os pedidos não serão enviados na segunda-feira, dia 20 de maio. O envio ocorrerá na terça-feira, 21 de maio.

Porquê comprar ouro físico? Ouro físico versus ETFs


Existem realmente inúmeros benefícios e vantagens de possuir ouro físico em relação ao ouro eletrónico ou ouro de papel. Apesar de ter passado mais de uma década desde a Grande Recessão, ainda existe instabilidade no sistema bancário, falta de crédito, aumento das taxas de juro, inflação e mais recessões por vir.

O ouro oferece uma proteção bem-vinda contra a turbulência. O ouro físico é um bem intemporal
que terá sempre um valor e resistirá sempre ao teste do tempo. O ouro físico oferece a melhor
garantia para o seu património contra qualquer crise financeira futura numa economia.

Em setembro de 2008, o antigo Chanceler do Reino Unido, Alistair Darling, anunciou que as
pessoas estavam apenas a 2 horas de não poderem levantar o seu próprio dinheiro dos bancos
britânicos. No auge da crise bancária, Darling afirmou que o quase colapso do Royal Bank da
Escócia (RBS) ter-se-ia inevitável e rapidamente alastrado a outros bancos se não fosse um
resgate de emergência de 50 mil milhões de libras de ajuda de emergência. Esta afirmação,
por si só, é suficiente para causar arrepios na espinha.


O lado negativo dos ETFs:

Tal como o velho ditado Ingês diz: "se não o tem na mão, não o possui" é particularmente relevante neste caso. O ouro físico oferece uma camada de proteção e segurança que os fundos de ouro negociados em bolsa (ETF) não oferecem.

Um ETF de ouro é um fundo transaccionado em bolsa em que o ouro é a principal e única mercadoria transaccionada. À semelhança da crise bancária, as empresas de ETF são vulneráveis, imprevisíveis e controladas fora do seu controlo. Em setembro de 2011, a empresa de ETF London Gold Exchange encerrou o seu sítio Web, declarando que estava permanentemente fechada.

Com o ouro físico, isto não o afectaria diretamente, uma vez que não está a depender de um terceiro, indivíduo ou empresa, para gerir o seu património por si. Com o ouro físico, é você que o detém, é você que tem a responsabilidade; é você que controla o seu próprio património, o que é a melhor forma de preservar os seus bens e de se proteger a si e aos seus entes queridos da ruína financeira, caso aconteça o pior cenário possível.


Diversificação:

Embora o ouro físico seja um porto seguro, não o aconselhamos a investir integralmente em ouro. O ouro físico deve oferecer uma nova dimensão ao seu portfólio de património, talvez investindo inicialmente apenas 5-10% do seu património líquido. Muitos investidores optam mais tarde por atribuir percentagens mais elevadas no futuro, mas consideramos que 5-10% é um ponto de partida ideal. Incentivamos os investidores a distribuir o seu património. A diversificação é inteligente. Tal como o imobiliário era um bom investimento antes do crash de 2007, o ouro é agora um investimento sólido. Aconselhamos a não colocar efetivamente todos os ovos no mesmo cesto, uma vez que o ouro físico é a melhor forma de cobrir os seus outros investimentos.

Distribuir os seus interesses de investimento por acções, propriedades e metais preciosos é uma forma sensata e de baixo risco de gerir a sua carteira. Se as suas acções estiverem a ter um desempenho inferior, é provável que o preço do ouro tenha um desempenho superior. Vale a pena notar, no entanto, que se a sua perspetiva a curto prazo para a economia em geral é muito positiva, então mantenha o seu investimento em ouro a um nível mínimo, uma vez que é de esperar que o preço do ouro possa sofrer um golpe à medida que a economia mundial recupera e começa a crescer a um ritmo maior. É um cenário improvável que todos os investimentos estejam em alta em qualquer altura; os investidores bem sucedidos identificam os mercados certos na altura certa, sendo o ouro físico uma grande exceção a essa regra, uma vez que é um investimento a longo prazo, nunca há uma má altura para o possuir.

A história não mente:

Não é de surpreender que uma empresa de metais preciosos aconselhe toda a gente a deter uma pequena quantidade de ouro físico, mas fazemo-lo com as estatísticas que sustentam a nossa recomendação.

Os dados históricos ilustram como o preço do ouro tem superado de forma consistente e bem sucedida qualquer outro investimento. No entanto, se um investimento seguro e de baixo risco não é para si, então os ETFs oferecem uma alternativa de investimento mais especulativa. Uma outra opção é explorar o melhor dos dois mundos: especular sobre o preço do ouro através de um ETF de ouro, bem como comprar algum ouro físico para distribuir e reduzir o elemento de risco.

Ainda existe a ideia errada de que é preciso ser infinitamente rico para comprar barras de ouro. Em países como a Alemanha, a Áustria, a Turquia e a Rússia, que sofreram todos colapsos económicos na história recente, é muito comum possuir barras de ouro físicas e moedas de ouro físicas, independentemente do grupo social em que se insere. A Índia também, ao longo da história, tem sido uma nação que posiciona o ouro como um porto seguro e uma excelente forma de proteger e preservar a riqueza.

Barras de Ouro

em Stock

Moedas de Ouro

em Stock

Soberano de Ouro

em Stock


Armazenamento e segurança:

A maioria dos investidores guarda o seu ouro em casa de forma segura e tranquila; afinal, essa é uma das principais vantagens da posse física de barras e moedas de ouro. Aconselhamo-lo a tomar certas medidas para evitar comprometer a segurança do seu investimento. Em primeiro lugar, não corra riscos desnecessários: guarde-o para si. Evite dizer à família, amigos e colegas de trabalho que tem ouro no domicílio, pois nunca se sabe quem está a ouvir ou quem pode descobrir.

Lembre-se: o ouro é fácil de esconder. Devido ao seu valor significativo, é necessário possuir milhões de libras para que o armazenamento se torne um problema real. Esconda-o no sótão, na cave, na parede, debaixo das tábuas do chão, numa caixa de sapatos debaixo da cama... as opções são infinitas. O desafio é escondê-lo no tipo de sítio a que um intruso não teria facilmente acesso se tivesse a infelicidade de ser assaltado. Se preferir não manter o seu ouro ao alcance da mão, pode alugar um cofre de segurança num banco.

Quando chegar a altura certa para vender o seu ouro físico, recuperar o seu investimento é tão simples como descarregar o seu ETF de ouro. Há uma série de negociantes de ouro de renome em toda a Europa que compram e vendem milhões de libras de ouro todas as semanas. Aconselhamo-lo a fazer uma pesquisa online e a telefonar para lá, onde lhe será imediatamente proposto um preço para o seu ouro com base no actual preço global do ouro à vista.

É importante notar que o negociante de ouro a quem comprou o ouro oferecerá frequentemente o melhor preço no âmbito do seu serviço de recompra de ouro.


Ouro Físico versus ETFs de ouro

Ouro Físico Ouro ETFs
Controlo sobre o seu património Nenhum controlo real
Propriedade total - se não o detiver... Nunca possuirá o ouro
Segurança pessoal e paz de espírito É necessária a confiança em 3ºs
Investimento seguro Investimento especulativo
Elemento único na sua carteira Semelhante a ações
Risco baixo Risco elevado
Seguro contra crises Mesmo riscos que ações
Bem intemporal Não é um Bem
Manter por gerações Arriscado para manter por Gerações
Longo prazo Curto prazo
Potencialmente rentável Também potencialmente rentável


Em InvestirEmOuro recomendamos que toda a gente deva possuir 5-10% do seu património líquido em barras e moedas de ouro físicas. Quer se trate de um reformado com poupanças modestas ou de um magnata bilionário, ter ouro físico nas mãos é uma excelente forma de salvaguardar o seu futuro e o da sua família.

linkedin