Qual é a melhor altura para comprar ouro?



Perguntam-nos frequentemente "qual é a melhor altura para comprar ouro?" Olhando para os dados históricos, em retrospetiva, é fácil identificar 2005/06 como uma óptima altura para comprar barras de ouro antes das constantes subidas, quando o preço do ouro se situava em apenas 350 euros por onça troy.Mais uma vez, em 2007/08, a crise bancária e a subsequente crise financeira ofereceram outra grande oportunidade para entrar no comboio do ouro, com o preço do ouro a rondar os 500 euros por onça troy. Muitos investidores aperceberam-se, de facto, cedo destes sinais e aproveitaram ao máximo a oportunidade, tendo desde então visto o seu investimento em ouro florescer, com o preço do ouro a mais do que duplicar na última década. A pandemia global e a subsequente crise económica em 2020 também ofereceram aos investidores uma boa altura para comprar ouro. A invasão da Ucrânia em março de 2022 também registou um novo máximo histórico de 1 870,23 euros.

Duas das perguntas mais comuns que se ouvem agora diariamente são "é demasiado tarde para comprar ouro?" e "durante quanto tempo mais pode o preço do ouro continuar a subir?" Infelizmente, não existe uma ciência exacta para saber quando comprar ouro, mas existem muitas técnicas e indicadores eficazes e intemporais que os investidores mais bem sucedidos utilizam para os ajudar a escolher a melhor altura para comprar ouro.


Reconhecer a tendência ascendente a longo prazo

Ao procurar comprar ouro, é importante reconhecer que o ouro está numa tendência ascendente de longo prazo, em que os preços têm vindo a aumentar quase mês a mês durante anos. Quando comprar ouro, tenha em atenção que não deve entrar em pânico se o preço do ouro cair 5% um mês mais tarde. Este tipo de movimento é comum e a história sugere que é provável que se corrija.O preço do ouro baseia-se numa série de pequenas descidas e subidas; só se espera que a tendência subjacente se mantenha e que as subidas sejam maiores do que as descidas, como tem acontecido na última década. A compra de ouro não deve, portanto, ser vista como um investimento a curto prazo, aconselhamos que considere manter o seu ouro durante um mínimo de seis meses, idealmente muito mais tempo - anos ou décadas em muitos casos. Se obtiver um lucro saudável num curto espaço de tempo, então ótimo, é sua escolha vender e obter esse lucro, talvez procurando reinvestir em ouro novamente quando encontrar a próxima oportunidade no mercado.

Reconhecendo que o ouro será um investimento a longo prazo, torna-se então qualquer altura a melhor altura para comprar ouro, com menos pressão para detetar oportunidades de compra actuais.


Comprar ouro em tempos de incerteza

Quando estiver a pensar em comprar barras de ouro, esteja atento a quaisquer notícias e anúncios
importantes de instituições como os bancos, a bolsa de valores, Wall Street, governos, etc. Mensagens
económicas e políticas negativas sobre crédito, moeda, acções, dívida, propriedade, desemprego e
flexibilização quantitativa criam agitação, com especial referência às economias mais influentes,
como as dos EUA, da China e da zona euro.

Regra geral, diz-se que quando outros investimentos como o imobiliário e as acções estão a ter um
desempenho inferior, o preço do ouro e da prata sobe, pois acredita-se que muitos grandes investidores
e empresas usam o ouro como uma apólice de seguro para cobrir as perdas acumuladas noutros
locais. Esta é frequentemente a altura ideal para adicionar mais barras de ouro ao seu portfólio ou entrar
no mercado pela primeira vez.

Não sabe o que comprar? Veja os nossos 5 principais investimentos em ouro.


Comprar ouro quando se pode

Então, qual é a melhor altura para comprar ouro? Muitos investidores acreditam que devem simplesmente comprar ouro quando podem, comprando regularmente quantidades mais pequenas.

O processo de compra parcial, em oposição à compra de ouro numa única grande transação, proporciona aos investidores a vantagem de comprar a um preço médio mais baixo, aplicando-se a mesma teoria à venda parcial, a fim de maximizar o seu retorno sobre o investimento. Em última análise, a melhor altura para comprar ouro é quando for adequado para si - utilizando o excesso de riqueza que, de outra forma, seria deixado numa conta poupança.


Observar o preço do ouro

Comprar ouro pode ser, em parte, uma questão de escolher o momento certo. É importante estar atento ao preço do ouro. O preço do ouro muda a cada dois minutos, pelo que prestar atenção aos últimos movimentos online ajudá-lo-á a escolher o momento certo para comprar. Mesmo neste mercado de aumentos aparentemente constantes do preço do ouro, não é raro que o preço do ouro desça 3-5% numa única manhã. Esta seria talvez a altura ideal para mergulhar pela primeira vez como novo investidor ou aumentar o seu investimento em ouro já existente.

Detetar o valor no preço do ouro é bastante subjetivo; alguns investidores gostam de comprar ouro quando o preço está no meio de um período muito forte, outros gostam de comprar durante um período estável ou durante uma queda, mas de qualquer forma, deve procurar comprar barras de ouro apenas quando achar que o preço do ouro é adequado.


O ouro como um Porto - Seguro

É importante lembrar que possuir barras de ouro é possuir um capital seguro, protegido e intemporal.
Não se trata, em primeiro lugar, de obter grandes lucros no final de cada mês ou ano.

Se, por acaso, comprar ouro nas alturas certas e tiver um lucro substancial, então óptimo; não há nada
de errado em ter muito lucro. Não há nada de errado em lucrar muito com o ouro, como muitas pessoas
fizeram e continuarão a fazer.

O investimento em ouro tem a ver, em última instância, com a preservação da sua riqueza e a proteção
contra crises financeiras assumindo o controlo do seu património, ou de parte dele, e não o deixando nas
mãos de bancos e ETFs.

Há um ditado famoso Ingles que traduzido literalmente diz: " se não o deténs, não o possuis" ou como
dizemos em Portugal: " mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”. Obviamente, não é prático ou
viável manter fisicamente todos os seus investimentos, mas manter e armazenar uma percentagem do
seu património sob a forma de barras de ouro é realmente sensato.

As tendências históricas do preço do ouro ilustram como é mais provável que o ouro lhe proporcione um
rendimento mais sólido do que qualquer outro bem ou produto de investimento com base na última
década.

Veja agora a última cotação do ouro.


Lembre-se, as refinarias de ouro vendem moedas e barras de ouro a revendedores como InvestirEmOuro/BullionByPost com um premium- pelo trabalho realizado para criar um item de alta qualidade e fornecer ao consumidor o ouro de melhor qualidade no mercado.

Por favor, certifique-se de que faz a sua pesquisa e não tenha medo de pedir ajuda. Muitos dos nossos clientes pedem-nos ajuda para descobrir o premium de um produto e qual é o seu objetivo de preço de mercado antes de atingirem o ponto de equilíbrio ou de obterem lucro.

Comprar em baixa e vender em alta é um conceito simples, mas também lembramos aos clientes que o ouro não é normalmente um investimento a curto prazo e que normalmente leva 3-5 anos para o colocar em território de lucros. Não se preocupe com as flutuações de curto prazo, fique quieto e concentre-se na segurança e nos benefícios a longo prazo do seu investimento em ouro.

Barras de Ouro

em Stock

Moedas de Ouro

em Stock

Soberano de Ouro

em Stock

linkedin