FERIADO NACIONAL: Devido ao feriado bancário no Reino Unido, nosso escritório estará fechado na segunda-feira, 27 de maio. O site permanecerá aberto para pedidos normalmente.

Relação Ouro/Prata


A relação ouro- prata representa o número de onças de prata necessárias para comprar uma onça de ouro. Por exemplo, se o ouro estivesse a ser negociado a 950 euros e a prata a 12,50 euros, o coeficiente ouro : prata seria de 76.


De acordo com os últimos gráficos do coeficiente ouro-prata, a quantidade de prata necessária para comprar uma onça de ouro está em 85; aumentando constantemente desde o recorde de 120 em 2020. O ouro por onça está actualmente flutuando em torno de € 2100, enquanto a prata está em € 25.

A lógica é que, quando o valor do coeficiente é mais elevado, a prata está subvalorizada e, quando o valor do coeficiente é mais baixo, o ouro está subvalorizado. Trata-se de uma aproximação grosseira, mas os investidores continuam a utilizá-la como um quebra-cabeças, combinando-a com outros factores como a procura e a quantidade extraída.

O intervalo típico entre o ouro e a prata situa-se entre 50 e 70, pelo que o rácio que se situa confortavelmente em torno da marca dos 80 sugere que poderá ser o momento certo para comprar prata.

Ao longo da história, este coeficiente tem sofrido grandes flutuações.

  • Em 1991, o valor do índice atingiu um pico de 100
  • No pico do último boom dos metais preciosos, em 1980, o índice tinha diminuído para 17
  • No final do século XIX, o valor do índice foi fixado em 15
  • Durante o Império Romano, o rácio foi fixado em 12
  • 323 a.C., aquando da morte de Alexandre o Grande, o rácio era de 12,5


Muitos investidores em prata acreditam que o quociente deveria ser de 16:1, principalmente porque há 16 vezes mais prata na crosta terrestre do que ouro.

Muitos argumentam que o rácio poderia cair ainda mais porque apenas 9 vezes mais prata está atualmente a ser extraída globalmente do que o ouro. Outros apontam para o facto de existirem 160.000 toneladas de ouro acima do solo, enquanto a maior parte da prata alguma vez extraída foi utilizada em processos industriais.


Barras de Ouro

em Stock

Moedas de Ouro

em Stock

Soberano de Ouro

em Stock

Barras de Prata

em Stock

Moedas de Prata

em Stock

linkedin