FERIADO NACIONAL: Devido ao feriado bancário no Reino Unido, nosso escritório estará fechado na segunda-feira, 27 de maio. O site permanecerá aberto para pedidos normalmente.

Previsão do preço do ouro


Embora gostássemos de o poder fazer, infelizmente não podemos ler o futuro. Para compensar, reunimos as opiniões de especialistas da indústria e de jornalistas para lhe dar as suas previsões do preço do ouro para o próximo ano...


Previsão do preço do ouro para 2024:

A previsão do preço do ouro para 2024 não é muito diferente da de 2023, mas surge numa altura em que a economia global parece estar a caminhar para uma nova recessão. As lutas das empresas e dos bancos reflectem a crise do custo de vida sofrida por muitos em todo o mundo, uma vez que a inflação elevada e o aumento das taxas de juro continuam a dominar o actual panorama económico. Não surpreende, portanto, que haja muitas oportunidades para o preço do ouro se movimentar em 2024, embora as previsões variem quanto à direção e à gravidade desses movimentos. Abaixo, discutimos os principais factores que estão a impulsionar quaisquer movimentos do preço do ouro.

O preço do ouro em 2024 será em grande parte impulsionado pelos mesmos factores que os de 2023, embora a economia global se encontre numa situação muito diferente no próximo ano. A inflação e as taxas de juro, a força do dólar e as preocupações geopolíticas continuam no topo da lista de questões a monitorizar pelos investidores. Cada uma delas tem o potencial de movimentar o preço do ouro em 2024, e a combinação dessas temáticas pode ter um efeito profundo para cima ou para baixo.

Prevê-se que as taxas de juro dos EUA atinjam um pico em 2023 e a forma como a Fed actuará em 2024 será um factor determinante para o preço do ouro em 2024. Se as taxas tiverem de subir mais do que o esperado, isso poderá provocar mais ventos contrários para o ouro e empurrar o preço para baixo. Se as taxas atingirem um pico, mas se mantiverem em níveis elevados durante grande parte de 2024, isso manterá o atcual preço do ouro. Se a Fed for forçada a começar a reduzir as taxas, isso fará com que o dólar desça e o ouro suba.

Tal como referido anteriormente, um dos principais factores que influenciam as taxas de juro dos EUA e, por conseguinte, os preços do ouro, será o potencial para recessões e outras formas de recessão económica. Actualmente, o mercado prevê uma ligeira recessão nos EUA e no Reino Unido em 2024, mas não é claro qual poderá ser a sua gravidade. Quanto pior for a volatilidade económica, mais os investidores se voltarão para um porto seguro, um activo de elevada liquidez como o ouro. Esta situação, combinada com a necessidade de a Fed estimular a economia com taxas de juro mais baixas, poderia facilmente empurrar o ouro para novos máximos históricos.

A Rússia, a China e uma potencial moeda dos BRICS apoiada no ouro são apenas alguns dos maiores acontecimentos geopolíticos que poderão ter um impacto profundo no preço do ouro em 2024, mas que permanecem altamente incertos nesta altura de 2023.

Excluindo a Turquia, as compras dos bancos centrais continuam a ser positivas em 2023 e, se esta tendência se mantiver em 2024, também ajudará a apoiar os preços do ouro em 2024.

As previsões para o ouro em 2024 sugerem preços semelhantes aos de 2023, embora alguns analistas acreditem que o ouro se irá fortalecer e estabelecer um novo máximo histórico. Nas nossas sete previsões do preço do ouro, temos um preço médio previsto de $2.155,14 por onça, o que seria um novo máximo histórico. Veja nossa lista de previsões de preços do ouro para 2024.


Previsão do preço do ouro para 2023:

A previsão do preço do ouro para 2023 tem vários factores a considerar e, abaixo, discutiremos estes factores com mais pormenor. Obviamente, actualizaremos esta previsão caso algum evento significativo resulte em revisões importantes das previsões para 2023.

2023 Gold Price Drivers


O preço do ouro em 2023 terá alguns factores importantes a ter em conta pelos investidores: a força do dólar americano, a inflação e as taxas de juro e as preocupações geopolíticas. A forma como estes acontecimentos continuam a evoluir e se combinam em 2023 terá impacto no preço do ouro.

A força do dólar americano e seu impacto em outras moedas tem sido um grande impulsionador do ouro já em 2022 e isso continuará em 2023 também. Se o dólar enfraquecer devido a uma economia em abrandamento, o ouro deverá registar um preço mais elevado em USD.

No entanto, para os investidores fora dos EUA, há que ter em conta que a volatilidade da moeda será invertida. Se o dólar se mantiver forte e as outras moedas fracas, o preço do ouro será impulsionado internamente. Se o dólar cair, isso fortalecerá outras moedas e resultará num preço do ouro mais baixo.

A inflação e as taxas de juro são factores que contribuem para esta situação. Se a inflação não baixar, os bancos centrais continuarão a aumentar as taxas de juro. Isto terá um impacto nas economias em questão e nas suas moedas nacionais.

Por último, a geopolítica continuará a ser um fator importante a ter em conta pelos investidores. A invasão da Ucrânia, no início deste ano, chocou o mundo e teve um enorme impacto na economia global, uma vez que os produtos russos foram objeto de sanções. À medida que a guerra avança, e caso ocorram eventos semelhantes entre Taiwan e a China, espera-se que o ouro obtenha mais ganhos.

A maioria das previsões do preço do ouro em 2023 sugere alguma fraqueza inicial para o ouro em USD, uma vez que o dólar continua forte, mas pode ver algum enfraquecimento do dólar na segunda metade do ano, ajudando a empurrar o ouro de volta para cima.

linkedin