Relação entre o preço do ouro e a taxa de juro


O ouro e as taxas de juro têm tradicionalmente uma correlação negativa na relação entre os dois. Não é garantido, mas normalmente o preço do ouro sobe quando as taxas de juro descem, e desce quando as taxas sobem. Isto deve-se ao facto de o aumento das taxas de juro tornar as acções, os títulos de dívida pública e outros investimentos mais atractivos para os investidores. Taxas de juro mais baixas tornam estes activos alternativos menos atractivos, conduzindo os investidores para o ouro e aumentando a procura e o preço em conformidade. Por esta razão, o ouro é visto como uma reserva de riqueza em alturas de dificuldades financeiras.

Barras de Ouro

em Stock

Moedas de Ouro

em Stock

Soberano de Ouro

em Stock


O que acontece quando as taxas de juro sobem?

O aumento da segurança económica significa que os consumidores e as empresas em expansão, com maior rendimento disponível, tendem a contrair mais empréstimos. Nesta situação, as taxas de juro aumentam frequentemente. Os bancos centrais ou as instituições financeiras podem esperar maiores rendimentos dos seus empréstimos quando o custo dos empréstimos aumenta.

Em tempos tão prósperos, a atração por um investimento de refúgio diminui e, com as taxas de juro a reforçarem também a moeda nacional, o preço do ouro a curto prazo deverá descer. Os aumentos das taxas de juro são também por vezes utilizados como forma de combater a inflação crescente. Se os preços estiverem a subir rapidamente, os bancos centrais aumentam as taxas de juro para encorajar as pessoas a pouparem o seu dinheiro e a reduzirem as despesas, o que, espera-se, impeça a inflação de se tornar problemática.


O que acontece quando as taxas descem?

As taxas descem ou permanecem na taxa de base (0%) à medida que a inflação diminui e o crescimento estagna. Este abrandamento económico afecta geralmente aspectos como o custo de vida, o crescimento dos salários e o próprio emprego, bem como a desvalorização da moeda nacional. Nestas alturas, os investidores voltam-se para o ouro como "porto seguro" para protegerem o seu património e o preço do ouro, com base no comércio relativo a futuros de ouro, irá subir.

Como o ouro não produz um rendimento anual, uma taxa de juro baixa significa que outros investimentos também não produzem qualquer rendimento anual adicional, aumentando ainda mais a atração pelo ouro.


Efeito da subida das taxas da Fed no ouro?

As taxas de juro são diferentes para cada nação, com impactos variáveis nas suas economias e no preço do ouro nesses países. As taxas nos EUA têm uma influência maior do que a maioria e, como o ouro é predominantemente transaccionado em dólares americanos, as suas taxas de juro têm um impacto particular no preço do ouro. Por conseguinte, quando a Reserva Federal dos EUA (também designada por Fed) aumenta as taxas de juro, isso pode ter um efeito profundo no preço do ouro. Uma subida faz com que os preços do ouro caiam, enquanto uma descida ajuda a manter o ouro alto.

Pode acompanhar os preços exactos do ouro em tempo real em libras esterlinas, dólares americanos e euros no site de InvestirEmOuro.pt.

linkedin