É uma boa altura para vender ouro?


O objectivo final de qualquer investimento é acabar por vender e, espera-se, ganhar algum dinheiro. O ouro e a prata podem diferir ligeiramente deste objectivo, na medida em que são normalmente utilizados como cobertura ou seguro contra a queda de outros mercados ( veja as razões para comprar ouro ).

No entanto, alguns investidores compram metais preciosos apenas como forma de ganhar dinheiro e, com os ganhos que podem ser obtidos, é fácil perceber a atração. No entanto, se os lucros são o objectivo final, então a venda no momento certo é o fator mais importante. Por isso, muitos investidores perguntam-nos se é uma boa altura para vender ouro. Abaixo exploramos o que é uma boa altura para vender ouro e o que procurar nas tendências gerais de preços.


Melhor altura para vender ouro?

A melhor altura para vender o seu ouro depende de dois factores: a necessidade e o preço do ouro.

Se tem um investimento em ouro há vários anos, pode chegar o momento em que precisa de resgatar o seu valor. Uma mudança de circunstâncias, como a compra de uma casa, as férias de sonho ou a reforma, pode incentivá-lo a vender. Embora o ouro tenha um valor intrínseco que se tem mantido ao longo da história da humanidade, o seu valor só se concretiza, em última análise, quando é vendido. Comprar uma casa com algumas barras de ouro não vai acontecer no atual sistema de moeda fiduciária.

A segunda influência é quando o preço é correto. O velho ditado "comprar em baixa - vender em alta" é tão verdadeiro para o ouro como para outros mercados. O problema do ouro é que é difícil prever as subidas e descidas. Um olhar sobre o preço do ouro nos últimos 20 anos (apresentado no gráfico abaixo) evidencia a tendência geral para a subida.

PT Chart 2024


Como mostra o gráfico acima, o ouro permanece perto do seu máximo histórico em euros, embora tenha recuado ligeiramente em relação ao recorde estabelecido em abril de 2024. Para quem pretende vender a um valor elevado, este continua a ser um bom momento para vender ouro, sem sentir que perderam ao vender no auge.

Para aqueles que acreditam que o ouro vai continuar a subir, podem optar por esperar por um preço mais elevado. Em InvestirEmOuro, no entanto, recomendamos sempre a venda quando for o momento certo para si.


Is now a good time to sell your gold?

Ninguém pode ter a certeza da evolução do preço do ouro. O preço flutua regularmente, dependendo das condições económicas e da procura dos investidores. Para combater isso, oferecemos gráficos de preços ao vivo; actualizados a cada dois minutos, e provenientes diretamente do London Bullion Market.

Em InvestirEmOuro também temos uma página de previsão de ouro para ajudar os nossos clientes a identificar as tendências mais amplas e dar-lhe uma ideia do que pode acontecer nos próximos meses.

Como um investimento a longo prazo, deve ser lembrado que as flutuações no preço do ouro podem equilibrar-se ao longo das semanas. Normalmente, é esperando meses ou anos que se podem obter retornos reais sobre os investimentos iniciais. Mesmo com o crash financeiro, o preço do ouro subiu de forma constante durante um período de dois anos, em vez de ser uma reação automática.

A pandemia fez com que o ouro atingisse o seu recorde durante um período de seis meses e, apesar de ter recuado, manteve-se ainda elevado. Os receios de inflação e as consequências económicas da resposta dos bancos centrais tornaram-se os principais impulsionadores do preço do ouro, e as previsões sugerem que poderá subir ainda mais.

A verdade é que o risco recai sobre o investidor individual. Como em qualquer investimento, o timing é fundamental. A forma de aperfeiçoar o seu timing quando se trata de vender ouro é a observação. Uma combinação de leitura das notícias e verificação ocasional dos preços de mercado deve ser suficiente para o ajudar a obter ganhos no seu investimento inicial.

linkedin