FERIADO NACIONAL: Devido ao feriado bancário no Reino Unido, nosso escritório estará fechado na segunda-feira, 27 de maio. O site permanecerá aberto para pedidos normalmente.

Utilizações do ouro


O fascínio histórico pelo ouro é bem conhecido. Ao longo dos tempos, as civilizações têm venerado o precioso metal amarelo, cobiçando o seu brilho e valor. A ideia de jóias ou moedas de ouro está bem enraizada, mas o ouro também é utilizado de outras formas - algumas que o podem surpreender!

Devido a cinco propriedades distintas, o ouro ocupa um lugar excecional na história da humanidade e é utilizado para diversos fins. São as múltiplas utilizações do ouro que fazem com que seja sempre procurado e que garantem que terá sempre um valor intrínseco.


Quais são as propriedades físicas do ouro?

As propriedades físicas do ouro são únicas no mundo dos metais, e cada uma delas tem as suas próprias vantagens. É a combinação de todas estas propriedades que faz do ouro um metal tão útil.

  • É muito raro
  • Não enferruja e não é tóxico
  • É um dos metais mais bonitos
  • É fácil de trabalhar e extremamente maleável
  • Tem uma elevada condutividade eléctrica


Para que é que o ouro é utilizado?

As propriedades físicas e quimicas do ouro são únicas no mundo dos metais, e cada uma delas tem as suas próprias vantagens. É a combinação de todas estas propriedades que faz do ouro um metal tão útil.

  • Proteção da riqueza e troca financeira
  • Decoração, joalharia e medalhas
  • Eletrónica
  • Exploração espacial
  • Medicina e medicina dentária


As 5 principais utilizações do ouro


1) Proteção da riqueza e troca financeira

Uma das mais antigas utilizações do ouro é para moedas e outros bens financeiros. Adquirido por governos, bancos centrais, instituições financeiras e investidores privados, o ouro é utilizado como uma reserva física de riqueza. A raridade do metal amarelo ajudou a manter o seu valor ao longo dos tempos. A capacidade do ouro de manter o seu valor enquanto outros bens caem significa que é armazenado, sob a forma de barras e moedas de ouro puro, em enormes cofres - ou debaixo do soalho - apenas pelo seu valor de investimento.

A quantidade exacta de barras de ouro guardadas por motivos de investimento é difícil de quantificar com exatidão. Para além das reservas nacionais, os particulares também podem possuir barras de ouro para investimento. Pensa-se que os EUA detêm as maiores reservas, mas não foi efectuada uma auditoria física completa desde o tempo de Eisenhower, na década de 1950. Pensa-se que a Alemanha possui a segunda maior reserva, mas tanto a Rússia como a China estão a aumentar as suas reservas a um ritmo crescente.

2) Joalharia, adornos e medalhas

A joalharia e outros produtos decorativos em ouro representam a maior utilização global de ouro. A China e a Índia são os dois maiores consumidores, tendo absorvido mais de metade de toda a produção mundial em 2018. Nesse ano, foram usadas mais de 1 200 toneladas de ouro para joalharia na China e mais de 500 toneladas na Índia. Embora admirem, sem dúvida, a beleza e o prestígio das jóias de ouro, muitos destes compradores terão também em conta o seu valor de investimento.

Este metal precioso tem sido historicamente utilizado como símbolo de luxo, superioridade e riqueza. Para além das jóias, o ouro é utilizado para aumentar o valor de uma vasta gama de artigos decorativos, como medalhas e distintivos. A folha de ouro tem tradicionalmente valorizado as obras de arte e, recentemente, o artista Maurizio Cattelan expôs uma sanita de ouro no museu Guggenheim de Nova Iorque!

3) Eletrónica

O ouro não corrói, é um excelente condutor de eletricidade e é altamente resistente ao calor. Fisicamente, é um metal macio e maleável e pode ser facilmente esticado ou revestido em camadas finas. Por estas razões, o ouro é perfeito para utilização em eletrónica, particularmente em cabos e conectores. Com a tecnologia de consumo a crescer anualmente, há uma procura crescente por parte da indústria eletrónica, em particular nos telemóveis. Em 2018, a eletrónica consumiu mais de 1.400 toneladas de ouro e, em 2017, representou 34% do ouro utilizado nos EUA.

4) Exploração espacial

Estreitamente ligada às utilizações electrónicas, a exploração espacial e os satélites são outro grande consumidor de ouro. Para além dos numerosos componentes electrónicos, são utilizados revestimentos finos do metal para escudos e viseiras, e a fiabilidade do ouro é essencial para a situação de alto risco das viagens e exploração espaciais.

As partículas de ouro reflectem a radiação infravermelha do sol, ajudando a manter as temperaturas baixas em painéis e viseiras mais escuros. O ouro também pode ser utilizado como material isolante, uma vez que a vulnerabilidade dos materiais isolantes orgânicos os torna inadequados para as temperaturas extremas e a elevada radiação do espaço.

5) Medicina e medicina dentária

Por ser não reactivo e não tóxico, o ouro é utilizado há muitos anos na medicina dentária e na medicina. Todos os anos são descobertas novas aplicações, por exemplo, em próteses, onde a longevidade é essencial. Pequenas quantidades de ouro são também injectadas como tratamento para a artrite reumatoide e lesões musculares, e micropartículas estão a ser utilizadas no tratamento de alguns cancros. O ouro foi até utilizado em testes de Covid!


Barras de Ouro

em Stock

Moedas de Ouro

em Stock

Soberano de Ouro

em Stock

linkedin