Como saber se o ouro é verdadeiro
Desde que o ouro faz parte da cultura humana, tem sido valioso e muito procurado e, como tal, sempre houve quem o tentasse fabricar através da contrafação. Para evitar o risco de gastar o seu dinheiro em algo que não é autêntico, recomendamos que compre sempre o seu ouro e prata num negociante respeitável como InvestirEmOuro As nossas barras de ouro são fabricadas por refinarias aprovadas pela LBMA e as nossas moedas são verificadas minuciosamente quanto ao seu peso, metal e autenticidade, pelo que podemos assegurar-lhe que o ouro que está a comprar é real.
A joalharia é frequentemente um dos alvos mais comuns do ouro falso, mas o ouro falso também existe e é possível que, em algum momento, se depare com ele se comprar a vendedores privados ou a negociantes sem escrúpulos. Saber como distinguir se o ouro é verdadeiro pode poupar-lhe muito trabalho e, mais importante, dinheiro. Felizmente, devido às propriedades únicas do ouro, as falsificações exactas são incrivelmente difíceis de fazer e existem alguns testes fáceis que pode fazer em casa para saber se o seu ouro é verdadeiro.
Saiba mais sobre as razões pelas quais deve comprar em InvestirEmOuro.
1 - Verificar o tamanho e o peso
Este teste aplica-se principalmente às moedas de ouro e consiste simplesmente em verificar o tamanho e o peso da sua moeda. As moedas de ouro são fabricadas de acordo com um conjunto de especificações, dando-lhe um ponto de referência para testar a autenticidade do seu ouro. O ouro é um dos metais mais densos do planeta, com propriedades físicas que são incrivelmente difíceis de replicar. Isto significa que qualquer metal utilizado para copiar uma moeda de ouro será provavelmente muito menos compacto e será necessário mais para replicar um determinado peso de ouro.
Uma Britânia falsa de uma onça, por exemplo, teria, por conseguinte, de ser mais larga e/ou mais grossa para corresponder ao peso de uma verdadeira. Da mesma forma, uma Britânia de ouro falsa com a mesma espessura e diâmetro que uma verdadeira seria visivelmente mais leve. Conhecer o peso, o diâmetro e a espessura específicos das suas moedas de ouro permitir-lhe-á identificar facilmente uma moeda falsa.
2 - Teste do íman
Este é outro teste muito fácil que pode ser efectuado em casa com o mínimo de equipamento necessário. Ao contrário da maioria dos metais, o ouro não é magnético e uma moeda de ouro verdadeira, uma barra ou uma peça de joalharia não se colará a um íman. Pode tentar fazer isto em casa com qualquer íman razoavelmente forte.
Tente apanhar a sua moeda de ouro com um íman. Se conseguir, sabe que a sua moeda, barra ou joia é feita de, ou pelo menos contém, um ou vários outros metais. No entanto, é preciso ter cuidado com este método, pois o ouro não é o único metal não magnético e uma moeda falsa pode muito bem passar neste teste.
Por outro lado, é sempre importante ter em conta a pureza do ouro que se está a testar. A maioria das moedas e barras de ouro são de ouro puro 999,9 e, por conseguinte, não devem ser magnéticas. No entanto, existem algumas moedas - como o Soberano de ouro - que têm uma pureza de 916,7 por tradição. A introdução de outros metais nestas moedas pode significar que a moeda é magnética. As jóias são quase sempre uma liga de ouro em vez de serem puras, pelo que podem conter muito mais outros metais do que ouro.
Por conseguinte, recomendamos que utilize o teste magnético juntamente com um ou vários dos outros testes mencionados neste artigo para ter a certeza, e que tome os resultados apenas como um guia inicial.
3 - Testar o ouro pelo seu som
O teste do "ping", como é vulgarmente conhecido, permite-nos saber se uma moeda é feita de ouro verdadeiro ou falso, ouvindo o som que faz quando é batida. Os metais preciosos produzem um som longo e agudo quando atingidos, ao contrário dos metais comuns, cujos sons respectivos são mais fracos e mais curtos. Equilibrar a moeda na ponta do dedo e bater-lhe com outra moeda deve produzir um som de toque, e a diferença entre uma moeda feita de ouro puro e uma feita de um metal não precioso deve ser óbvia.
4 - Teste de cerâmica
Riscar o ouro numa superfície de cerâmica é outra forma rápida e simples de testar o ouro. Basta passá-lo por uma placa de cerâmica não envernizada, exercendo uma ligeira pressão. Se conseguir ver uma marca de ouro na cerâmica depois de o ter feito, então o ouro é verdadeiro. No entanto, se a marca for preta, então o ouro é falso.
5 - Teste do ácido nítrico
O menos simples destes testes, em parte porque corre o risco de danificar permanentemente o seu metal ao fazê-lo, excepto, claro, se for ouro puro. A premissa por detrás deste teste é que o ouro é resistente à oxidação e à corrosão, pelo que o ouro puro não será afetado pelo ácido. Estão disponíveis diferentes forças de ácido para testar diferentes quilates, pelo que o ouro que não reage ao ácido é pelo menos tão puro como a classificação de quilates sugerida, se não superior. Por outro lado, se aplicar um ácido marcado para ouro de 22 quilates à sua barra de 24 quilates, sabe que o seu ouro é, na melhor das hipóteses, ouro de 22 quilates, e talvez nem sequer seja ouro.
Existem muitas outras formas de saber se o ouro é verdadeiro. No caso das jóias, notará que o ouro falso deixa uma marca na sua pele quanto mais tempo o usar. Morder o ouro é um velho favorito - a suavidade do ouro de 24 quilates significa que os seus dentes deixarão ligeiras marcas. Claro que este não é o método mais seguro ou exato e não o recomendamos.
De facto, a melhor maneira de saber se o seu ouro é real é não ter dúvidas, comprando-o a um negociante respeitável como InvestirEmOuro. Compramos o nosso ouro a refinadores aprovados pela LBMA ou, no caso de artigos em segunda mão comprados ao cliente, testamo-los utilizando uma máquina XRF. Estas máquinas oferecem-nos uma forma muito mais precisa e não destrutiva de testar a autenticidade e pureza de qualquer metal, de uma forma rápida e simples.
- Como comprar ouro
- Como Comprar?
- Opções de Pagamento
- Entrega Opções
- Compre Ouro com Cartão de Débito our Crédito
- Como Investir em Ouro?
- Porquê Comprar Ouro?
- O Ouro é um Bom Investimento?
- Porquê Comprar Ouro Físico?
- Melhor Altura Para Comprar Ouro?
- Ouro em Barra ou em Moeda?
- Ouro Ou Prata?
- Relação Ouro/Prata Explicado
- O Ouro e a Prata Estão Sujeitos a IVA?
- Top 5 Investimentos Em Ouro
- Top 5 Investimentos Em Prata
- Onde Comprar Ouro?
- Porquê Comprar Em InvestirEmOuro?
- Onde Vender Ouro?
- Previsão Do Preço Do Ouro
- Os 10 principais Produtores de Ouro
- Reservas de ouro por País
- Britânia vs Soberano
- O que é uma Moeda Proof?
- Barras de ouro Tola
- Índice