O ouro enferruja?


O ouro puro é um metal precioso nobre e o menos reativo de todos os metais. O ouro não enferruja nem fica manchado.

No entanto, como quase todos os artigos fabricados em ouro não são 100% puros, podem potencialmente enferrujar e manchar com o tempo. O ouro puro é extremamente maleável e, como tal, os fabricantes (por exemplo, joalheiros) geralmente ligam o ouro puro a metais mais duros. Estes metais mais duros enferrujam e/ou mancham e o mesmo acontece com a liga de ouro resultante.

A proporção e o tipo de metal utilizado na liga de ouro afectam grandemente a sua resistência à corrosão e ao embaciamento.

Tarnished antique gold cutlery




O que é a ferrugem?

A ferrugem, ou corrosão, é um óxido de metal hidratado. É causada quando um metal reage com oxigénio ou água. Esta reação é conhecida como oxidação.

Os metais que não reagem ao oxigénio, como o ouro puro, são designados por "nobres". Os metais que se oxidam são conhecidos como metais comuns. O ouro puro é o mais nobre de todos os metais e é por isso que não enferruja.


Manchas vermelhas no ouro

Como já foi referido, o ouro puro não é reativo, não enferruja. No entanto, isso não significa que as moedas e barras de ouro - fabricadas em ouro de 24 quilates / 999,9 - nunca apresentem manchas vermelhas.

Estas manchas são de facto ferrugem, mas não são causadas pelo ouro ou por danos no ouro. Em vez disso, são quase sempre causadas por uma de duas coisas:

1 - Cobre
2 - Prata

O ouro puro ou ouro de 24 quilates tem 999,9 partes de ouro por 1000. Isto significa que é 99,99% puro, com 0,01 sendo feito de outro metal. Essa 0,01 parte do metal é tipicamente cobre ou prata numa moeda de ouro e, em alguns casos, estas partículas minúsculas podem reagir ao oxigénio ou a outros químicos - causando uma mancha de ferrugem quando localizada na superfície de uma moeda ou barra.


Algumas moedas de ouro, como as Krugerrand, as Águia dos EUA e os Soberanos, são também cunhadas em ouro de 22 quilates. Como tal, têm 91,6% de ouro, sendo o restante constituído por outros metais, sendo o cobre, mais uma vez, uma escolha popular. Este facto melhora a durabilidade da moeda, mas também pode torná-la mais suscetível à ferrugem/descoloração, e não é raro ver a cor dos Soberanos mais antigos variar consideravelmente, dependendo da forma como foram guardados ao longo dos anos.

Em alternativa, por vezes, uma quantidade igualmente pequena de outro metal pode entrar nos cunhos antes de uma moeda ou barra ser cunhada. As melhores refinarias limpam normalmente o seu equipamento de cunhagem de forma imaculada, mas, em períodos de grande procura, podem talvez reduzir a regularidade da limpeza para ajudar a acelerar a produção. Hoje em dia, é muito mais fácil manter um ambiente puramente estéril, mas continua a ser difícil numa refinaria ou numa casa da moeda com muito movimento.

Houve casos famosos, como o das rublos que o Banco Central da Rússia descobriu terem manchas de ferrugem, mas os metalúrgicos rapidamente afastaram qualquer receio de contrafação ou de comportamento duvidoso. De facto, apesar de eventuais manchas vermelhas, a sua moeda ou barra continua a valer o seu peso em ouro. O ouro em si não foi danificado, pelo que continua a ser um investimento sólido em ouro.

Os especialistas alertam os investidores e coleccionadores para não tentarem limpar quaisquer manchas de ferrugem no seu ouro, uma vez que a limpeza é abrasiva e irá provavelmente danificar o item mais do que a imperfeição que está a tentar remover.


O que é o embaciamento?

O embaciamento é também uma forma de corrosão. A química básica entre os dois fenómenos é a mesma. No entanto, a mancha aplica-se apenas à corrosão de superfícies secas ao ar.

A mancha forma uma película fina de metal oxidado sobre o cobre, o latão, a prata, o alumínio e outros metais semelhantes. Em alguns metais, como a prata, o verniz pode ser removido sem afetar seriamente o metal subjacente.


O ouro fica manchado?

O grau de oxidação ou mancha dos artigos depende da liga ou pureza do ouro. Existem requisitos legais mínimos relativamente à proporção de ouro puro em relação a outros metais. No Reino Unido, os artigos de ouro devem ter mais de 37,5% de ouro puro, ou seja, 9 quilates ou 375 de finura. Qualquer coisa abaixo deste nível no Reino Unido não pode ser chamada de ouro.

O quilate, ou karat nos EUA, mede a pureza do ouro em partes de vinte e quatro, em que 24 quilates é ouro puro. A finura mede a pureza em milésimos, em que 999 é ouro praticamente puro.

Nos EUA, 10 quilates é o mínimo legal e 14 quilates é normalmente utilizado em jóias de ouro. Tal como no Reino Unido, em França, Áustria, Portugal e Irlanda, 9 quilates é o mínimo permitido. Na Alemanha, Dinamarca e Grécia, é ainda mais baixo, com 8 quilates.

A liga de ouro com outros metais nobres, como a platina ou o paládio, como no ouro branco, torna-o mais resistente à ferrugem. Pelo contrário, a liga com metais comuns como o cobre, como no ouro rosa, torna-o menos resistente à corrosão.

O objetivo da liga de ouro é, então, equilibrar a usabilidade, a dureza e o aspeto, com a suavidade e a resistência à oxidação ou à corrosão.

Ouro de nove quilates é acessível e muito resistente, mas não tem brilho e mancha-se facilmente. O 18 quilates não é tão duro, mas tem um brilho muito maior. O ouro de vinte e dois quilates é ainda mais brilhante, mas é demasiado macio para peças de joalharia complexas. O ouro puro, embora totalmente resistente à ferrugem, é um metal macio, pouco viável para praticamente todos os fins gerais. Em vez disso, o ouro puro é utilizado como reserva de riqueza, como é o caso das barras e moedas de ouro vendidas por empresas como a nossa.


Limpeza do ouro

Se o conteúdo da sua caixa de jóias estiver um pouco manchado, pode ser fácil devolver-lhe o brilho. Uma simples lavagem em água morna com detergente líquido pode ser tudo o que é necessário. Após a lavagem, seque com um pano macio e esfregue suavemente com um pano para polir. Pode ser utilizado um cotonete macio para os locais de difícil acesso.

Algumas pessoas sugerem a utilização de pasta de dentes ou bicarbonato de sódio, mas para limpar ouro verdadeiro, uma simples lavagem é normalmente suficiente. No entanto, tal como mencionado acima, quando se trata de moedas de ouro (particularmente moedas de coleção), é geralmente aconselhável poupar-se a esse trabalho tedioso e não limpar moedas antigas.

linkedin