FERIADO NACIONAL: Devido ao feriado bancário no Reino Unido, nosso escritório estará fechado na segunda-feira, 27 de maio. O site permanecerá aberto para pedidos normalmente.

Quanto vale uma tonelada de ouro?


É difícil dar um valor exacto para uma tonelada de ouro puro, mas um valor actual, e muito aproximado, seria de 63 761 000 euros.

É difícil dar um preço exacto porque o preço do metal amarelo, normalmente cotado em onças troy, está em constante mudança. Além disso, para complicar ainda mais o cálculo, existem três medidas diferentes que utilizam o termo "toneladas".

Nos Estados Unidos, uma tonelada corresponde a 2.000 libras. Tradicionalmente, no Reino Unido, uma tonelada - ou tonelada longa, para a diferenciar de uma tonelada americana - é de 2.240 libras. Na Europa, e no uso moderno do Reino Unido, uma "tonelada" métrica é 1.000 quilogramas, ou 2204,62 libras. Todos os métodos de pesagem para uma tonelada são muito próximos uns dos outros e, actualmente, no Reino Unido, a tonelada, ou tonelada métrica, é a mais utilizada.

Então, quanto vale uma tonelada de ouro como metal precioso? Uma tonelada, em 2024, teria um preço máximo superior a 64,513,690 euros e um preço mínimo ligeiramente inferior a 59,109,470 euros. Para calcular o valor de uma tonelada de ouro, pode multiplicar o preço do quilo de ouro por 1 000 para obter um valor aproximado.


A quantidade total de ouro no mundo

A última estimativa para todo o ouro do mundo - a quantidade de ouro que foi extraída - é de 197.300 toneladas. Graças à incrível densidade do ouro, esta quantidade poderia caber num cubo com lados de pouco menos de 20 metros. Se considerarmos uma média de 56 000 000 euros por tonelada, o valor total do ouro no mundo seria de 11 048 800 000 000 euros só em valor metálico!

Uma tonelada de ouro


As maiores reservas de ouro do mundo

Muitos países mantêm grandes quantidades de reservas de ouro nos seus bancos centrais para actuar como reserva no caso de um colapso da moeda oficial ou de um colapso total. Para ver os 10 principais países em termos de reservas de ouro, clique aqui.

A Reserva Federal de Nova Iorque é actualmente o maior detentor de ouro do mundo. Em 2015, detinha aproximadamente 6.350 toneladas de ouro em nome de várias instituições governamentais de todo o mundo. O Banco de Inglaterra é o segundo maior detentor de ouro. Detém cerca de 5.134 toneladas de ouro entre o Reino Unido e as reservas externas de 30 outros países.

Se quiser ver os dez países com maior produção de ouro, clique aqui.


Barras de Ouro

em Stock

Moedas de Ouro

em Stock

Soberano de Ouro

em Stock

linkedin